CUBO, um escritório de arquitetura com sede em Aarhus, Dinamarca, projetou um pavilhão de entrada para a cidade, conectando duas faces emblemáticas de Aarhus - o jardim botânico e a cidade histórica. O edifício é convidativo e acolhedor aos residentes e visitantes, oferecendo à cidade um espaço de encontro e um centro de informações.
Tanto o jardim botânico quanto a cidade histórica são grandes atrações para os visitantes, desempenhando um papel fundamental para a imagem internacional da cidade. O pavilhão procura somar qualidade ao que já existe, integrando sensivelmente a estrutura na paisagem.
O arquiteto e designer de móveis do início do século XX, Anton Rosen, projetou um pavilhão circular existente que fica em destaque no local. O novo edifício tira o protagonismo da antiga estrutura, mas oferece um espaço extra para os visitantes obterem informações sobre a cidade e suas atrações enquanto contemplam o pavilhão de Rosen.
Ao incorporar o caráter do local, o projeto do CUBO contribui para a diversidade arquitetônica da cidade de Aarhus. No interior, os visitantes podem se familiarizar com aspectos da cultura dinamarquesa. O artesanato local é incorporado ao desenho dos espaços internos do novo pavilhão através do uso de materiais específicos e cuidadosamente selecionados. O projeto pode ser contemporâneo, mas os detalhes arquitetônicos remetem à rica história da região.
Via CUBO